Em meio a mudanças na tentativa de simplificar processos e facilitar a vida dos cidadãos, o governo do Estado conquistou o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021. A distinção da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
De acordo com o levantamento, o Estado conquistou 91 pontos e foi o único enquadrado no nível ótimo. Bahia e Paraná, que conquistaram segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram considerados muito bons nos quesitos avaliados.
— É um reconhecimento a um trabalho que norteia nossa gestão. Queremos ser, cada vez mais, um governo digital, mais simples e menos burocrático que está na palma da mão das pessoas. O primeiro lugar é uma motivação para seguir esse caminho — diz o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.
Atualmente, o Rio Grande do Sul oferece 484 servi os estaduais – sendo 61% deles, segundo o governo, em formato digital. Disponíveis no portal rs.gov.br, esses itens somam 4,46 milhões de acessos mensais. A meta da gestão chegar a 100% das funcionalidades também na forma digital até o final de 2022.
O Índice de Oferta de Servi os Digitais mede os principais servi os públicos ofertados pelas administrações estaduais e distrital disponibilizados por meios digitais, avaliando ainda a conformidade com a legislação vigente. Esta é a segunda edição do indicador, divulgado pela primeira vez em 2020, quando o Rio Grande do Sul figurou na terceira posição, atrás de Minas Gerais e Santa Catarina.
GTD.GOV – Grupo de Transformação Digital dos Estados e Distrito Federal
Site desenvolvido pelo GTD.GOV
SHN, Quadra 1, Bloco A Conjunto A, sala 218 Edifício Le Quartier Hotel & Bureau
CEP 70701-010 Brasília /DF
coordenacao.geral@dev.gtdgov.org.br