Goiás subiu três posições no ranking de digitalização dos serviços públicos, medido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-Tic), e ocupa o sétimo lugar em 2021. O Estado obteve 72,75 pontos (0 a 100) e foi classificado pela entidade como “muito bom”. O primeiro lugar ficou novamente com o Rio Grande do Sul, com 91 pontos, considerado “ótimo”.
A edição 2021 do Índice Abep-Tic de “Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital” foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira (2), em Brasília (DF), durante a 153ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca). O secretário Marcio Cesar Pereira, titular da pasta de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), e o subsecretário de Tecnologia da Informação (STI), Rodrigo Michel de Moraes, representaram o Estado no evento.
“É um ranking de grande importância, pois é uma competição entre Estados para ver quem mais entrega serviços digitais para a população”, explica Marcio Cesar Pereira. “A missão da TI do Estado é a de levar o máximo de serviços digitais para o cidadão, de modo que ele não precise se deslocar a uma unidade física para realizar um procedimento”, emenda Rodrigo Michel.
O governador Ronaldo Caiado, ao tomar posse em janeiro de 2019, implantou um plano de transformação digital no Estado. Um dos mecanismos é a plataforma Expresso, que digitaliza os serviços públicos de Goiás. Até o momento, pelos canais do Expresso, é possível ter acesso a 82 serviços 100% digitais. Até o final do ano, a estimativa é chegar a mais de 200 serviços 100% digitais pela web.
“A tendência é que, em 2022, possamos alcançar as três primeiras posições no ranking da Abep-Tic, pois grande parte dos requisitos para aumentar nossa pontuação, como digitalização de matrículas e boletins da rede de ensino, e 100% da digitalização da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), já estão em andamento”, afirma o secretário.
O evento
Nos dois dias de evento (1 e 2), a 153ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca) discutiu temas importantes para a pauta de transformação digital dos Estados. A Abep-Tic, em conjunto com as entidades associadas (a Sedi é associada), atua na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros.
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